Kata

Os Kata (formas) são exercícios realizados individualmente. Tem como objetivo treinar a mente (meditação em movimento) e o corpo.

Muito embora as pessoas não entendam o porquê dos Kata, eles têm um significado bastante amplo no que se trata de defesa pessoal. Logicamente que para desvendar os movimentos de cada Kata é preciso treino e estudo para conhecer a fundo as funções de cada movimento em particular. Torções, quebramento, chaves, imobilizações, todos estes elementos estão contidos nos Kata de forma, muitas vezes, subliminar.

Cada execução deve ser feita com o máximo de Kime (explosão e energia) e com o máximo de concentração. Sem isso não é possível realizar de forma adequada o exercício de Kata.

O Kata é por definição uma luta com um adversário imaginário. Mas na verdade é muito mais que uma simples definição. O Kata pode serconsiderado a alma de um treinamento de Karatê.

Diagrama

O diagrama, é a memorização dos movimentos do Kata. Com suas direções, golpes aplicados movimentações de cabeça e olhares. Para que isso ocorra é preciso que seja feita uma memorização de todos os movimentos executados no kata. Dessa forma o corpo responde quase que mecanicamente aos movimentos, sem que se precise parar para pensar no que vem a seguir.

Respiração

A Respiração é um ponto muito importante para o desempenho de um bom kata. Com isso pode-se dosar a força aplicada e energia gasta em cada movimento. Através desse recurso é possível aumentar força e a velocidade além de ajudar na concentração e ainda ressaltar pontos importantes do kata, como aqueles acompanhados de kiai.

Tempo

Para que se faça a sequência de movimentos do kata, é preciso que se obedeça um tempo de execução de cada movimento. O objetivo dessa sequência diferenciada, é exatamente a simulação de uma luta, onde diferentes movimentos são representados em tempos e situações diferentes.

Kime

O kime, que é a junção de força e velocidade tem como objetivo dar "vida" ao kata, demonstrando movimentos firmes, rápidos e com definição.

Search site

BKK Budo Karate Kyokai © 2010 All rights reserved.