Gichin Funakoshi

Gishin Funakoshi 船越 義珍, (1868 – 1957) foi o fundador dos estilos de Karatê Shotokai e Shotokan.

Nasceu na cidade de Shuri na ilha de Okinawa e foi o responsável pela difusão do karatê nas ilhas principais do arquipélago japonês e, posteriormente, para o Ocidente. Aos onze anos, iniciou seus estudos com Yasutsune Azato com quem aprendeu o estilo Shuri-te e com Anko "Yasutsune" Itosu, com quem aprendeu o estilo Naha-te. A mistura destas duas formas primitivas daria origem ao estilo hoje conhecido como Shotokan, e que é praticamente idêntico ao estilo Shorin-ryu. Sua biografia é chamada "Karatê-do"(Kara-mãos,tê-vazias,-do-caminho "O caminho das mãos vazias"): "o meu modo de vida". Em 26 de abril de 1957, faleceu Gichin Funakoshi.

Search site

BKK Budo Karate Kyokai © 2010 All rights reserved.